domingo, 1 de outubro de 2017

Feliz dia do Vereador


O Dia do Vereador é comemorado anualmente no 1º de outubro. Essa data homenageia o cargo político do representante de uma cidade ou município que está encarregado de funções legislativas ou executivas, dentro da chamada Câmara dos Vereadores.

Gostaria de parabenizar a todos os vereadores da Câmara  de Mairi: Tadeu Pacheco, Eliete de Rui, Taunay Rios, Roque Nilson, Mundinho, João de Ionete, Luís, Rogério, Pororo, Alan, e a todos os Vereadores da Bahia e do Brasil.

A origem remota é verea, forma arcaica de vereda ("caminho, estrada secundária"), de onde surgiu o verbo verear, com o significado primitivo de "administrar as estradas e os caminhos". Pouco a pouco, os vereadores foram assumindo outras atividades ligada ao bom funcionamento da comunidade.
O primeiro registo histórico ocorre em 1344. O dicionário de Morais, de 1813, já os define como aqueles que cuidam de vários pontos importantes da vida da coletividade, incluindo o conserto de estradas e de ruas, a supervisão do abastecimento de água e de víveres e a manutenção da limpeza e do asseio da cidade: como se vê, funções já bem parecidas com as de um vereador moderno.









  • propor, discutir, modificar e votar nas leis municipais relacionadas com a educação, o transporte coletivo, a saúde, o saneamento, a proteção do patrimônio histórico-cultural local e do solo urbano;
  • criar e arrecadar impostos municipais, de acordo com as necessidades locais;
  • instituir, organizar ou extinguir distritos, respeitando as leis estaduais;
  • fiscalizar a administração do poder executivo (prefeito);
  • fiscalizar e julgar as contas públicas do prefeito, com ajuda do Tribunal de Contas encarregado;














Posto isso, concluo que é de suma importância o papel do Vereador para a sociedade, pois é ele que tem o dever de votar matérias que de todas as formas atinjam positiva ou negativamente a população. Isto por si só, já é o suficiente para justificar a sua existência e garantir-lhe subsídio digno. 
Não se esqueçam de que o Vereador sai do meio da população. Ele é um amigo seu, um vizinho, um líder comunitário, um enfermeiro, entre vários outros. CONHECER O PAPEL DE UM VEREADOR perante o Poder Legislativo, é o mínimo que um eleitor tem que saber, para depois poder se pronunciar contra ou a favor a sua atuação perante a Câmara Municipal.  A todo os mairienses UM FELIZ DIA DO VEREADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário