O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) pode desativar o fórum de Mairi, por questão orçamentária. O pedido de desativação foi feito pelo próprio presidente do TJ, o desembargador Gesivaldo Britto. A possibilidade de desativação de comarcas na Bahia pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA) tem gerado polêmica, mobilizado órgãos públicos contrários à medida e levado dezenas de moradores de cidades do interior às ruas para protestar. Conforme a Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), com base em dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o estado tem atualmente um déficit de 230 juízes e de mais de 25 mil servidores.
O Vereador Edivan Enfermeiro já está se mobilizando para tentar evitar o fechamento do Fórum de Mairi, o qual afetaria a vida de toda população mairiense e das cidades de Várzea da Roça e de Várzea do Poço. Diante disso, o Vereador Edivan Enfermeiro, através de um ofício, solicita ao Deputado Alan Sanches que intervenha junto ao TJB contra o fechamento da Comarca de Mairi e que seja elevado a 2 entrância. Também buscando encontrar a possibilidade de marcar uma Audiência com o Presidente do TJB para tratar acerca do assunto.
Edivan Enfermeiro e Alan Sanches
Segundo Edivan a extinção do fórum na cidade vai dificultar o acesso da população à Justiça. "Desde o ano passado foi feita uma lista de estudos do Tribunal de Justiça para se extinguir cerca de 30 comarcas, de modo que sejam desativadas e agregadas a comarcas maiores. Mairi está nesta lista. Se isso se concretizar, a população será prejudicada."
A comarca da cidade Mairi foi inaugurado em 16 de dezembro de 2009 e não possui nem 10 anos em atividade. Há necessidade que toda comunidade junte-se nessa luta para evitar esse trágico fim. Mais uma vez Mairi não está voltando a sorrir.
Ofício